Mais detalhes sobre um dos/o mais belo pôr do sol do mundo!!!

O Q É PÔR DO SOL ... "QUEM" É O GUAÍBA?? 


Pôr do Sol (também chamado de anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite. Pode ser considerado como um processo inverso do nascer do Sol... O pôr do Sol é, normalmente, mais brilhante do que o nascer do Sol, pois a matiz de vermelho e laranja são mais vibrantes. 


A atmosfera responde de diversas formas à exposição da luz solar. Em particular, no final do dia, a atmosfera tende a reter uma quantidade maior de partículas em suspensão do que no início do dia. A duração do pôr do Sol varia com relação ao período do ano e com a latitude da região na qual o evento está sendo observado. Mudanças na duração são geralmente ocasionadas pela inclinação e pelo movimento do planeta em sua órbita. 


 O lago Guaíba, também conhecido como Rio Guaíba, é um grande lago (496 quilômetros quadrados) localizado no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, ao qual a cidade Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região. Foi e ainda é considerado, por muitos, um rio, porém, após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas, foi classificado como um grande lago. 

 O lago Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85 950 quilômetros quadrados, equivalente a trinta por cento do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do estado, concentrando dois terços da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde vivem setenta por cento da população do estado. 

 O Guaíba é alimentado pelos rios Jacuí (84,6%), Sinos(7,5%), Caí (5,2%) e Gravataí(2,7%), recebendo, também, as águas dos arroios situados às suas margens. Trata-se de um estuário no Rio Grande do Sul, no Brasil. Estes rios desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por sequência, para o Oceano Atlântico. 

 Alguns dicionários da língua portuguesa, como Michaelis1 e Aulete2 , dizem que o termo "guaíba" significa "pântano profundo". A palavra seria originária da junção dos termos tupis gwa, "seio", í, "água" e be, "em", outros já entendem que a palavra Guaíba é de origem tupi: Gua-ybe e tem o sentido de 'baia de todas as águas'.

O que tenho a dizer sobre isso tudo?? bom, eu não digo, eu mostro: